PERGUNTA: Qual sua opinião em relação a literatura brasileira? E dos autores de descendência africana nela?
RESPOSTA: A literatura brasileira no geral, é uma das nossas manifestações culturais que sem dúvida nenhuma descende de nossa miscigenação. Nossos melhores autores clássicos são afro descendentes, por exemplo, Lima Barreto, Machado de Assis, e Mario de Andrade principalmente.
PERGUNTA: Qual o escritor negro com que você mais se identifica?
RESPOSTA: Mario de Andrade, escritor paulista, criador do Modernismo no Brasil, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Autor de Macunaíma.
PERGUNTA: O que você pensa a respeito da cultura africana e sobre sua influência na cultura brasileira?
RESPOSTA: A cultura africana é um dos pilares da formação da nacionalidade brasileira. Está presente na língua que falamos, na elaboração das comidas que ingerimos no cotidiano, na nossa forma colorida do vestir, no agir esperançoso do dia a dia brasileiro como um todo.
PERGUNTA: Entre nomes de grandes escritores brasileiros, sempre será lembrado Machado de Assis. Se já leu alguma obra do autor, qual você considera a sua favorita?
RESPOSTA: Memórias póstumas de Brás Cubas por ser uma obra que fala de relações sociais no Brasil de seu tempo de uma forma tão culturalmente pertinente que será sempre representativa do Brasil de qualquer época.
PERGUNTA: Qual a sua visão sobre o preconceito que existia antigamente no Brasil para com os autores afro descendentes, na época que a escravidão mal havia sido abolida?
RESPOSTA: Preconceito racial existe ainda hoje no Brasil. Com relação aos autores afro descendentes antigos, acredito que a aceitação dos seus textos tenha sido na marra e pela competência.
PERGUNTA: Você acha que ainda existe algum tipo de preconceito em relação a autores negros?
RESPOSTA: Hoje o preconceito com relação a literatura se dá muito mais contra a má literatura. Acho que tanto faz a etnia do autor considerando que criatividade e inventividade são privilégios de seres humanos de quaisquer etnias. Uma boa literatura sempre será reconhecida e bem acolhida pela sociedade em geral.
Por: Lilian Magaldi e João Pedro Pontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário