quarta-feira, 16 de maio de 2012

O outro lado da raiz



A literatura negra aborda em seus textos a condição social do afro-descendente dentro da sociedade brasileira, mostrando o processo de construção e de reconstrução da imagem do negro desde a colonização até os dias de hoje. E como veículo de informação da vida desses surgiu a imprensa negra, como forma de trazer para o Brasil conhecimentos da cultura afro-brasileira e críticas ao sistema da época. Ficando muito conhecida devido a presença de grandes escritores, como:  Machado de Assis, Maria Firmina dos Reis, Luís Gama, Cruz e Sousa e Lima Barreto, os quais tiveram grande importância social na vida dos afro-brasileiros, e que serão mencionados no decorrer do blog. A seguir uma frase que nos faz refletir sobre o país que vivemos e o que ocorre e ocorreu nesse:

“A primeira glória é a reparação dos erros”                                                    Machado de Assis

Na frase acima é possível constatar verdades implícitas. Machado transmite a ideia de que os afro-brasileiros sofreram demasiadamente desde os primórdios brasileiros, em que eram escravizados e sofriam preconceitos e desrespeitos, e que até hoje mesmo após a abolição da escravatura continuam sendo tratados como inferiores aos brancos, o que não deve ser considerado, afinal igual ninguém é, porém nos direitos todos deveriam ser, assim como prega a constituição brasileira. 



Contudo, para isso passos vêm sendo dados para tentar reverter os tantos erros cometidos no passado, os quais se matem enraizados, mas que necessitam ser mudados, para que assim as pessoas se tornem melhores, consequentemente o país mudará e novos rumos serão tomados, para que o futuro seja melhor para os próximos.Logo, a primeira glória será a reversão do quadro de desigualdades ainda existentes, através de medidas que devem ser tomadas, como investimentos em educação.                                                          


Por: Adrielle Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário